BRASIL – Prefeituras do RS ainda não cadastraram 162 famílias para receberem Auxílio Reconstrução após enchentes no estado

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) divulgou que, até a tarde desta terça-feira (2), 162 prefeituras do Rio Grande do Sul ainda não realizaram o cadastro das famílias afetadas pelas enchentes para receberem o Auxílio Reconstrução do governo federal. O cadastramento é fundamental para que as famílias possam solicitar o benefício de R$ 5,1 mil, em parcela única, que auxiliará na recuperação dos bens perdidos no desastre climático.

As prefeituras devem cadastrar os dados das famílias que foram atingidas pelas enchentes e que tiveram que deixar suas casas de forma temporária ou definitiva em áreas reconhecidas como em situação de calamidade ou emergência. No site oficial disponibilizado pelo governo, os moradores podem verificar se o município onde residem está na lista das cidades aptas a receber o auxílio.

O prazo para o cadastro de novas famílias foi prorrogado até o próximo dia 12 pelo governo federal. Até o momento, 274,7 mil famílias de 117 municípios foram aprovadas para receber o benefício, sendo que 250,2 mil já confirmaram os dados e estão aptas a receber a ajuda financeira. A Caixa Econômica Federal informou que 249,2 mil famílias já receberam o auxílio, totalizando R$ 1,2 bilhão disponibilizado.

No entanto, ainda existem 253.486 casos em análise, principalmente devido a problemas no Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou no endereço informado. O Auxílio Reconstrução foi instituído pela Medida Provisória nº 1.219 e regulamentado pela portaria nº 1.774.

O Rio Grande do Sul foi fortemente impactado pelos temporais que ocorreram entre o fim de abril e o mês de maio, resultando na morte de 180 pessoas, 806 feridos e 32 desaparecidos. Mais de 2,39 milhões de habitantes do estado foram afetados de alguma forma pelas enchentes, impactando 478 dos 497 municípios da região.

Sair da versão mobile