ALAGOAS – Censo do servidor inicia nesta segunda-feira (8) para mapeamento do perfil dos colaboradores do estado, possibilitando formulação de políticas públicas.

 

Na última segunda-feira, dia 8 de julho de 2024, teve início o preenchimento do Censo do Servidor do Governo de Alagoas. O formulário, disponível de forma voluntária até outubro, foi desenvolvido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), com o intuito de traçar o perfil dos colaboradores estaduais para embasar a criação de políticas públicas mais abrangentes e representativas.

O Censo do Servidor consiste em um questionário online, acessível através do link https://censo.seplag.al.gov.br/, que requer a criação de um login e senha para ser preenchido. Composto por 45 perguntas divididas em cinco eixos temáticos, o formulário aborda questões relacionadas a dados institucionais, atuação profissional, diversidade e inclusão, saúde, e desenvolvimento familiar e geográfico.

A secretária de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Paula Dantas, ressaltou a importância do projeto, destacando que o Censo dos Servidores amplia a capacidade do estado na formulação de políticas públicas a partir de um diagnóstico detalhado sobre as necessidades e características dos servidores.

Para garantir a segurança e a privacidade dos dados sensíveis coletados, o site do Censo foi desenvolvido em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assegurando a anonimização de informações como identidade religiosa, raça e orientação sexual. Essa precaução evita a associação desses dados às identidades dos servidores que os forneceram.

Além disso, o Censo do Servidor será aplicado a cada dois anos, permitindo a atualização das políticas públicas relacionadas à gestão de pessoas. Antes de sua implementação, o formulário passou por um pré-lançamento entre os servidores da Seplag, que concluíram o preenchimento após um mês de sensibilização promovido pela secretaria em colaboração com outras instâncias do governo estadual.

A secretária especial de gestão e patrimônio, Karine Daniele da Silva, expressou seu agradecimento aos servidores que participaram das ações de conscientização e ressaltou a importância da colaboração de todos para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes e eficientes. O Censo do Servidor representa uma ferramenta fundamental para a construção de um ambiente de trabalho mais inclusivo e adequado às necessidades dos servidores públicos do estado de Alagoas.

Sair da versão mobile