ALAGOAS – Vigilância e controle de zoonoses: Sesau destaca importância na prevenção de doenças transmitidas entre animais e seres humanos

A Sesau (Secretaria de Estado da Saúde) emitiu um alerta sobre a importância da vigilância e controle de doenças transmitidas entre animais e seres humanos. Comemorado no último sábado (06), o Dia Mundial das Zoonoses destaca a necessidade de conscientização sobre infecções naturalmente transmissíveis, como a raiva e toxoplasmose.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem mais de 200 tipos de zoonoses, sendo que aproximadamente 60% das doenças infecciosas humanas têm origem em animais. Ainda de acordo com a OMS, pelo menos três novas zoonoses surgem a cada ano devido à interação entre humanos e animais.

O médico veterinário da Sesau, Clarício Bugarim, explanou que a transmissão de zoonoses pode ocorrer de diversas maneiras, como por vetores, consumo de alimentos contaminados, mordidas, arranhões e contato com secreções de animais infectados. Ele enfatizou que a convivência próxima com animais é uma questão de saúde pública em todo o mundo, sendo essencial adotar medidas preventivas para reduzir os riscos à saúde.

Bugarim ressaltou a importância da vacinação dos animais domésticos e compartilhou orientações sobre ações preventivas eficazes para reduzir os riscos de transmissão de zoonoses. Ele frisou a importância de manter ambientes higienizados, levar os animais regularmente ao veterinário e conscientizar a população sobre a importância de ações simples, como descartar o lixo corretamente e manter a vacinação dos animais em dia.

Diante disso, a conscientização da população é fundamental para garantir o controle das doenças transmitidas entre animais e seres humanos. As iniciativas de prevenção e controle de zoonoses devem ser direcionadas tanto aos animais quanto aos humanos, incluindo a realização de eventos educativos e estratégias de manejo ambiental. O objetivo é promover ações que evitem atrair animais e garantam a saúde e bem-estar de todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo