ALAGOAS – Novas técnicas de cirurgia para desobstruir canal do fígado e pâncreas são treinadas no Hospital Metropolitano, em Maceió.

No último sábado, dia 6 de julho de 2024, o Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) realizou um treinamento prático no centro cirúrgico da unidade. O objetivo do treinamento foi capacitar a equipe médica para realizar a cirurgia colangiopancreatografia endoscópica, conhecida como CPRE. Esse procedimento é considerado pouco invasivo e não requer cortes no abdômen, sendo uma técnica inovadora que auxilia na recuperação de pacientes com obstrução do canal do fígado devido a pedras ou tumores.

A iniciativa promovida pelo HMA, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), contou com a presença do coordenador médico do Serviço de Gastroenterologia do Hospital Sírio-Libanês de Brasília, o gastroenterologista Matheus Cavalcante Franco. Através desse treinamento, a equipe médica pôde aprimorar suas técnicas, garantindo mais eficiência e agilidade no atendimento aos pacientes do hospital.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, a realização da CPRE antes era limitada aos hospitais privados, representando um custo significativo para o governo. Com a capacitação da equipe do HMA, a Sesau tem conseguido realizar o procedimento de forma mais acessível, economizando cerca de R$ 4 milhões anualmente.

Mensalmente, o Serviço de Endoscopia do HMA realiza cerca de 30 CPREs, beneficiando pacientes de toda a rede estadual de saúde. O acesso dos pacientes aos serviços do hospital é feito através do Sistema de Regulação do Estado, agendando os atendimentos dos pacientes assistidos pelo SUS.

O médico endoscopista do HMA, Thiago Torres, destacou a importância da capacitação recebida, ressaltando a técnica específica repassada que irá agilizar o procedimento. Essa melhoria no processo de realização da CPRE trará benefícios aos pacientes que necessitam desse tipo de intervenção para o tratamento de problemas no fígado e pâncreas.

Sair da versão mobile