BRASIL – Cnen localiza cinco blindagens de material radioativo em Itaquera, mas colunas radioativas continuam desaparecidas

Neste domingo, 7 de julho, técnicos do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), órgão vinculado à Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), fizeram uma descoberta preocupante em Itaquera, bairro localizado na Zona Leste da capital paulista. Cinco blindagens de chumbo, utilizadas para isolar colunas de material radioativo, foram encontradas, porém as colunas em si não foram localizadas.

Segundo informações da Cnen, as cinco blindagens parecem corresponder às que foram furtadas na capital paulista no último dia 30 de junho. No mesmo local foram encontradas inicialmente uma blindagem, e posteriormente mais quatro, totalizando as cinco mencionadas. Apesar das medidas realizadas pelos bombeiros no local, nenhuma taxa anormal de radioatividade foi observada, tranquilizando a população local.

O furto dos materiais radioativos ocorreu mediante o roubo de uma picape Volkswagen Saveiro na Rua Félix Bernardelli, que carregava os recipientes contendo as colunas geradoras de radioatividade. Quatro dos recipientes continham colunas de 99Mo/99mTc (Molibdênio/Tecnécio) exaurido, já inativas e com baixo risco para a saúde, enquanto o quinto recipiente continha uma coluna de gerador 68Ge/68Ga (Germânio/Gálio) ativo, porém com baixa atividade de radioatividade.

A Cnen ressaltou em nota que, apesar da baixa atividade do material furtado, a manipulação inadequada e constante dos objetos pode representar riscos à saúde. A agência internacional recomenda que, caso alguém encontre o material radioativo, mantenha-se afastado e entre em contato imediatamente com a Cnen ou a polícia local.

O Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), unidade da Cnen no Rio de Janeiro, está elaborando um relatório sobre os riscos potenciais para a saúde em caso de manipulação do material radioativo furtado. Até o momento, os resultados obtidos não são motivo para alarme, garantindo a segurança da população da região de Itaquera.

Botão Voltar ao topo