Enquanto aguarda a resposta de Israel, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu está realizando consultas para definir os próximos passos na negociação do plano de três fases apresentado pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e mediado pelo Catar e Egito. Este plano busca não apenas encerrar o conflito armado, mas também garantir a libertação de cerca de 120 reféns israelenses mantidos pelo Hamas.
Uma autoridade palestina, com acesso às discussões sobre o cessar-fogo, revelou que Israel está em negociações com o Catar. Segundo essa fonte, Israel prometeu dar uma resposta ao Hamas nos próximos dias, após discutir a proposta trazida pelo grupo.
O Hamas decidiu flexibilizar sua posição, abandonando a exigência de um cessar-fogo permanente como pré-requisito para firmar um acordo. Agora, o grupo está disposto a negociar durante a primeira fase de seis semanas do plano, visando alcançar um acordo que atenda os interesses de ambas as partes.
O primeiro-ministro Netanyahu afirmou que as negociações terão continuidade ao longo da semana, porém não deu detalhes sobre um cronograma específico. O desfecho dessas negociações é aguardado com expectativa, uma vez que pode representar um avanço significativo para a estabilidade na região e o fim do conflito em Gaza.
Benedicta Barbetta