BRASIL – “Favela no centro do debate global: lançamento do F20 reforça importância das comunidades nas discussões do G20 Social no Rio de Janeiro”

O lançamento do Favela 20 (F20) foi marcado por debates e discussões sobre a presença das favelas no cenário global. O grupo, formado por entidades não governamentais de diversos setores, tem como objetivo encaminhar propostas e demandas das comunidades para serem discutidas pelo G20 Social, que terá uma reunião de cúpula em novembro de 2024, no Rio de Janeiro.

Rene Silva, idealizador do F20 e fundador da ONG Voz das Comunidades, destacou a importância do grupo e ressaltou que as discussões do G20 têm impacto direto nas favelas, mostrando a potência dessas comunidades. Os temas abordados nos painéis do lançamento do F20 incluíram Justiça Social, redução de riscos de desastres, acesso à água e saneamento, entre outros.

O presidente do Comitê G20 Rio de Janeiro, Lucas Padilha, enfatizou a importância de incluir as comunidades nas discussões do G20, destacando que o evento no Rio de Janeiro deve contemplar todos os setores da sociedade. Por sua vez, a deputada estadual Renata Souza, que cresceu na Maré, ressaltou a necessidade de políticas públicas mais concretas e imediatas para as favelas e periferias.

A participação da socióloga e primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, por meio de um vídeo, foi destacada no evento, onde ela elogiou a iniciativa do F20 e convidou as lideranças a apoiarem a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza proposta pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Janja da Silva ressaltou a importância de iniciativas como o F20 para a presidência brasileira do G20, conectando as discussões globais com a realidade dos territórios.

No geral, o lançamento do F20 foi marcado por debates enriquecedores e pela busca por soluções para as questões enfrentadas pelas favelas, demonstrando a importância de incluir as comunidades nas discussões globais e no desenvolvimento de políticas mais inclusivas e eficazes.

Sair da versão mobile