BRASIL – Correios doam 21,5 mil livros para bibliotecas afetadas pelas enchentes no RS; também distribuem kits escolares aos estudantes atingidos.

Correios doam mais de 21 mil livros para bibliotecas públicas do RS

Nesta terça-feira (9), os Correios fizeram a doação de 21,5 mil livros para o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Rio Grande do Sul em decorrência da situação de calamidade pública provocada pelas chuvas intensas no estado, que ocorreram em maio deste ano.

As obras doadas pela empresa pública abrangem diversas áreas do conhecimento, como administração, biografias, espiritualidade, filosofia, história, literatura, matemática, psicologia e sociologia. Esse gesto solidário visa contribuir para a reconstrução e recomposição do acervo das bibliotecas escolares afetadas pelas enchentes.

O primeiro lote de livros foi entregue ao Instituto Cervantes de Porto Alegre, organização sem fins lucrativos vinculada ao governo da Espanha, que será responsável pela seleção e distribuição do material para 44 bibliotecas de escolas públicas prejudicadas pelas enchentes.

Os títulos doados faziam parte do acervo das bibliotecas dos Correios nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, e Mato Grosso do Sul, além da região metropolitana de São Paulo, e estavam armazenados no campus da Universidade Corporativa dos Correios, em Brasília.

Além da doação de livros, outra iniciativa importante para a reposição do acervo nas bibliotecas escolares é a campanha “Mochila Cheia”, coordenada pela Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul. A campanha tem como objetivo arrecadar materiais para 138 bibliotecas escolares atingidas pelas enchentes nos municípios gaúchos.

Em paralelo, a Campanha Mochila Cheia também está distribuindo kits escolares para crianças e jovens afetados pelas enchentes. Os kits são montados a partir de doações de pessoas físicas e jurídicas, como entidades, associações e instituições da sociedade civil. A meta é reunir mais de 100 mil kits completos para garantir que os estudantes possam acompanhar as aulas em boas condições. Até o momento, cerca de 217 mil itens, incluindo mochilas, cadernos, lápis de cor, canetas, entre outros, já foram doados.

As equipes da Secretaria da Educação estadual estão empenhadas na organização e distribuição desses donativos, de acordo com a idade e a série escolar dos beneficiários. A ação solidária dos Correios e de todos os envolvidos na campanha Mochila Cheia é essencial para ajudar na recuperação das comunidades impactadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Botão Voltar ao topo