MACEIÓ – Maceió inova ao disponibilizar maca ginecológica adaptável para mulheres com deficiência física, promovendo inclusão e acessibilidade nos exames.

Maceió inova ao ser o primeiro município de Alagoas a utilizar a maca ginecológica adaptável, um equipamento que representa um avanço significativo para o público feminino PCD, proporcionando inclusão e facilitando a realização de exames médicos essenciais.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Walter Moura, situada no bairro Santa Amélia, é o local que oferece o serviço de assistência ginecológica para mulheres com deficiência, contando com a maca adaptável para a realização de citologias e consultas ginecológicas. Essa iniciativa, promovida pela Prefeitura de Maceió através da Secretaria de Saúde (SMS), está em funcionamento desde fevereiro de 2024.

O objetivo principal é proporcionar acessibilidade para as mulheres com deficiência física, garantindo que elas tenham acesso aos cuidados ginecológicos de forma adequada e respeitosa. Os profissionais de saúde da UBS Walter Moura realizam busca ativa na comunidade local para identificar as mulheres que podem se beneficiar desse serviço e, em seguida, providenciam os encaminhamentos necessários para os exames ginecológicos. Para facilitar o agendamento, a diretoria da unidade de saúde organiza as consultas.

As mulheres com deficiência atendidas em outras unidades de saúde também podem ser encaminhadas para a UBS Walter Moura, onde as consultas são realizadas todas as quartas-feiras, com 12 vagas disponíveis semanalmente em diferentes horários.

Com essa iniciativa, a Prefeitura de Maceió reforça o compromisso com a inclusão e o acesso igualitário aos serviços de saúde, garantindo que todas as mulheres, independentemente de suas limitações físicas, possam receber o atendimento necessário. Um passo importante rumo à saúde e bem-estar para todas.

Sair da versão mobile