BRASIL – Motoristas de ônibus realizam protesto no Aeroporto de Congonhas contra troca de empresa terceirizada em serviço de transporte interno.

Na manhã desta quarta-feira (17), os motoristas de ônibus responsáveis pelo transporte interno de passageiros no Aeroporto de Congonhas, localizado em São Paulo, realizaram um protesto no saguão do aeroporto. O motivo do protesto foi a substituição da empresa terceirizada que operava o serviço, a Top Lyne, pela Security Sata.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Prestadoras de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo do Estado de São Paulo (Sinteata SP), o protesto foi realizado em repúdio às práticas consideradas abusivas da nova empresa. O sindicato denunciou que a Security Sata impôs medidas inaceitáveis que ferem os direitos dos trabalhadores, como uma drástica redução salarial.

Além da redução salarial, a nova empresa também pretende alterar o enquadramento da atividade dos motoristas, colocando-os como operadores de equipamentos para funções de motorista. Essa mudança configura um desvio de função e coloca em risco a segurança das operações no aeroporto, segundo a nota divulgada pelo sindicato.

A concessionária Aena, responsável pela administração do aeroporto, informou que o protesto não interferiu nas operações aeroportuárias. A empresa garantiu que o Aeroporto de Congonhas operou normalmente, com índice de pontualidade acima de 90%.

A Aena também esclareceu que a nova empresa contratada já está em operação, com motoristas treinados, habilitados e certificados para garantir a segurança no exercício da função. A manifestação dos profissionais da antiga empresa foi encerrada por volta das 7h30.

Até o momento, a Agência Brasil não obteve contato com a Security Sata para incluir posicionamento da empresa no texto. A situação entre os motoristas de ônibus e a nova empresa terceirizada permanece em destaque, com questões trabalhistas e de segurança em debate.

Sair da versão mobile