ALAGOAS – Itec reforça segurança cibernética para proteger dados e operações em Alagoas

O Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) está reforçando a segurança cibernética para proteger dados e operações, em resposta ao constante avanço dos ataques cibernéticos. Segundo o diretor-presidente do Itec, Christiano Mendonça, a segurança das informações e a continuidade das operações são prioridades, especialmente diante dos 50 mil ataques cibernéticos por minuto enfrentados pelo estado.

Para alcançar esse objetivo, o órgão tem implementado uma série de medidas essenciais para a proteção dos dados e dos processos operacionais. Com o apoio do governador Paulo Dantas, o Itec investe em tecnologias de segurança de ponta e em treinamentos para conscientizar os colaboradores sobre as melhores práticas de uso seguro de computadores e redes.

Uma solução integrada e modular de última geração foi implementada para abrigar os equipamentos do Datacenter, com certificação internacional TIER-3. Essa iniciativa visa aumentar a capacidade de processamento, armazenamento e disponibilidade do datacenter estadual, garantindo alta disponibilidade e resiliência a falhas.

Além disso, o Itec tem mantido os sistemas operacionais e softwares atualizados, utilizando firewalls de última geração e sistemas de monitoramento proativos para identificar possíveis incidentes de segurança. A Autenticação Multifator (MFA) foi implementada para reforçar o acesso a sistemas críticos, dificultando o acesso por invasores.

O programa Alagoas Mais Digital também terá papel fundamental na segurança cibernética, ajudando a implementar controles e reduzir vulnerabilidades. Por meio de uma Política de Segurança da Informação rigorosa, o Itec visa fortalecer a segurança cibernética e reduzir a probabilidade de ataques a todos os sistemas do estado.

Dessa forma, o governo de Alagoas demonstra um compromisso sólido com a segurança e privacidade dos dados, investindo em tecnologia e educação para proteger as informações e assegurar a continuidade das operações.

Botão Voltar ao topo