BRASIL – Greve dos servidores do INSS completa três dias com impacto mínimo nos serviços prestados à população

A greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entrou no terceiro dia nesta quinta-feira (18). Apesar de afirmar que a paralisação não teve um impacto significativo nos serviços oferecidos à população, o órgão reforçou as orientações para aqueles que necessitam de atendimentos específicos.

O INSS divulgou que mais de 100 serviços podem ser agendados através do site Meu INSS, da plataforma com o mesmo nome disponível para celular ou através da central de atendimento telefônico 135, que opera de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. Além disso, o instituto recomenda que os cidadãos que precisam de atendimento pericial para obter o auxílio-doença utilizem o Atesmed, um serviço de avaliação remota de documentos que agiliza o processo e elimina a necessidade de uma perícia presencial.

Para os casos em que a perícia médica já estava agendada para o benefício por incapacidade temporária, os segurados podem solicitar a conversão do agendamento para o Atestmed. Em outros casos, a orientação é reagendar o atendimento através do 135 ou Meu INSS.

Os servidores do INSS iniciaram a greve na terça-feira (16), por tempo indeterminado, para reivindicar diversas melhorias. Entre as demandas estão a recomposição das perdas salariais dos últimos anos, a reestruturação e reconhecimento da carreira do Seguro Social como típica de Estado, nível superior para ingresso de Técnico do Seguro Social, entre outras exigências.

Um novo balanço sobre o impacto da paralisação será divulgado ao longo do dia, para avaliar a situação dos serviços oferecidos pelo INSS e dos atendimentos aos segurados.

Sair da versão mobile