Mais de 51 mil jovens em Alagoas votarão pela primeira vez nas eleições deste ano, revela perfil do eleitorado.

No próximo pleito eleitoral em Alagoas, mais de 51 mil jovens entre 16 e 17 anos terão a oportunidade de exercer o direito ao voto pela primeira vez. Este grupo representa 2,12% do eleitorado total do estado, que possui 2.442.894 eleitores registrados. Mesmo não sendo obrigados a votar, os jovens optaram por se alistar eleitoralmente, um aumento significativo em relação ao pleito anterior.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador Klever Rêgo Loureiro, comemorou o engajamento dos jovens no processo democrático. Ele destacou a importância das campanhas desenvolvidas pela Justiça Eleitoral para incentivar a participação ativa dos adolescentes desde cedo na construção da democracia.

De acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alagoas conta com 21.789 eleitores de 16 anos e 29.926 de 17 anos. Além disso, o número de eleitores entre 18 e 20 anos representa 5,25% do total de eleitores do estado, totalizando 128.355 pessoas.

As ações da Justiça Eleitoral, como a Semana do Jovem Eleitor e as palestras da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) realizadas nas escolas, contribuíram para o aumento no alistamento eleitoral dos jovens. Além disso, a produção de conteúdos específicos para as redes sociais também foi destacada como uma forma de alcançar e engajar esse público, que tem acesso rápido à informação por meio dos seus celulares e pode incentivar os eleitores mais velhos a continuarem exercendo sua cidadania.

Com um número expressivo de novos eleitores jovens, a participação e o interesse da população mais jovem nas eleições em Alagoas prometem enriquecer e fortalecer o processo democrático no estado.

Sair da versão mobile