Os policiais federais identificaram que arquivos de vídeos contendo cenas de abuso e exploração sexual infantojuvenil estavam sendo adquiridos e compartilhados pela internet, alcançando usuários em diversos países. Com base nos dados associados à conta responsável por esses crimes, foi possível localizar o armazenamento e compartilhamento dos arquivos, levando à obtenção de um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal de Maceió.
Durante a operação, um suspeito foi encontrado com arquivos contendo cenas de sexo explícito ou pornográfico envolvendo crianças e adolescentes em seu computador. O indivíduo foi detido e conduzido à sede da Polícia Federal, onde foi formalizado o auto de prisão em flagrante pelo cometimento do crime tipificado no art. 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90).
Os crimes investigados estão previstos nos artigos 241-A e 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente, podendo resultar em penas que superam os 10 anos de reclusão. A ação da Polícia Federal visa a proteção das vítimas e a responsabilização dos envolvidos na disseminação de conteúdo ilegal e prejudicial envolvendo crianças e adolescentes.
A sociedade civil e as autoridades locais devem permanecer atentas e colaborar com as investigações para coibir e denunciar práticas criminosas que infrinjam os direitos e a integridade das crianças e dos adolescentes. A operação “Ponto a Ponto 5” demonstra o comprometimento da Polícia Federal em Alagoas em combater atos criminosos que atentem contra a dignidade e a segurança dos jovens na sociedade.