ALAGOAS – Alagoas lidera redução da pobreza no Nordeste entre 2021 e 2023, aponta estudo da Fundação Getúlio Vargas.

Alagoas se destaca como o estado do Nordeste que mais reduziu a pobreza entre os anos de 2021 e 2023, de acordo com um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas. Os dados revelam que mais de 433 mil alagoanos saíram da situação de pobreza nesse período, representando uma redução de 23%, percentual superior à média da região, que foi de 16,5%.

Os programas de transferência de renda foram apontados como um dos principais fatores para essa redução significativa da pobreza em Alagoas. O Estado implementou iniciativas como o Cartão CRIA, beneficiando mais de 140 mil famílias, e o Cartão Escola 10, que apoia financeiramente mais de 130 mil estudantes da rede estadual. Além disso, políticas públicas como a Escola do Turismo e o Crédito do Trabalhador foram essenciais para capacitar profissionalmente e oferecer linhas de crédito para impulsionar o empreendedorismo, contribuindo para a entrada de mais alagoanos no mercado de trabalho e o aumento da renda familiar.

Para fortalecer ainda mais o combate à fome e à pobreza, o Governo de Alagoas lançou o programa Alagoas Sem Fome no final de 2023. Em seis meses de atuação, o programa realizou campanhas e parcerias com a iniciativa privada, arrecadou mais de 27 toneladas de alimentos não perecíveis e doou 16 toneladas para instituições que atendem a população em vulnerabilidade social.

Outras ações em andamento no Alagoas Sem Fome incluem a criação do Conselho Estadual do programa, a construção de uma Fábrica de Alimentos, os cartões Alagoas Sem Fome e Alagoas Sem Fome Universitário, a expansão de restaurantes populares e a implementação de um plano de segurança alimentar.

O sucesso do programa destaca a importância de políticas públicas bem estruturadas e da colaboração entre governo e sociedade civil. Ao proporcionar não apenas alimentação, mas também oportunidades de crescimento e desenvolvimento, o Governo de Alagoas reafirma seu compromisso com a construção de um estado mais justo e igualitário para todos.

Botão Voltar ao topo