BRASIL – BNDES e União Europeia fortalecem parcerias para desenvolvimento sustentável e investimentos no Brasil para preservação da Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está estreitando parcerias com a União Europeia (UE) com o objetivo de apoiar o desenvolvimento sustentável e os investimentos no Brasil. Durante o IV Fórum Brasil-União Europeia, realizado na sede do BNDES, o presidente do banco, Aloizio Mercadante, e a comissária da UE para Parcerias Internacionais, Jutta Urpilainen, assinaram uma carta de intenções.

Essa carta representa mais um passo no processo de formalização de uma doação da União Europeia no valor de 20 milhões de euros, aproximadamente R$ 120 milhões, ao Fundo Amazônia. Para Mercadante, essa contribuição é significativa, pois demonstra o apoio dos 27 países que compõem a União Europeia ao Fundo Amazônia. Ele ressaltou a importância do Fundo no combate à crise climática global, enfatizando a redução de 50% no desmatamento.

A comissária Jutta Urpilainen destacou que a Comissão Europeia está satisfeita em apoiar os esforços do governo brasileiro na luta contra o desmatamento. A Amazônia, que abriga cerca de 25% das florestas tropicais do planeta, desempenha um papel crucial no equilíbrio do clima, além de ser lar de milhões de habitantes, incluindo populações ribeirinhas, indígenas e quilombolas.

Além do Fundo Amazônia, o BNDES também fechou negociações com o Banco Europeu de Investimentos para um financiamento de 300 milhões de euros, voltado para a transição energética, economia verde e transição digital. Esses recursos serão de grande importância para a economia brasileira, conforme declarou Mercadante.

Outra parceria relevante foi anunciada com o governo da Alemanha, que liberou cerca de R$ 88 milhões para o Fundo Amazônia, tornando-se o primeiro país parceiro do Brasil no Programa Floresta Viva. Essa doação se soma às contribuições de outros países doadores do Fundo Amazônia, como Noruega, Suíça, Estados Unidos e Japão.

O BNDES também receberá recursos para o Programa Floresta Viva do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha, no valor de 15 milhões de euros. Esses recursos serão destinados à execução de projetos para aumentar a cobertura vegetal com espécies nativas em todos os biomas brasileiros.

Essas parcerias e investimentos são essenciais para o desenvolvimento sustentável do Brasil, principalmente na preservação da Amazônia e na promoção de práticas ambientalmente responsáveis. O apoio da União Europeia e de outros países demonstra um comprometimento global com a proteção do meio ambiente e o combate às mudanças climáticas.

Sair da versão mobile