Considerado um dos favoritos ao pódio em Paris, Darlan viajou para a Espanha para treinar, mas teve que retornar ao Brasil devido às dores lombares que o incapacitaram de caminhar. Apesar do tratamento fisioterápico e medicamentoso na Espanha, o atleta não obteve sucesso no alívio das dores. Em um comunicado à CBAt, Darlan lamentou não poder competir e agradeceu o apoio dos fãs, parceiros e patrocinadores neste momento difícil.
Darlan Romani conquistou o título mundial indoor em Belgrado em 2022 e é bicampeão pan-americano no arremesso de peso. Nos Jogos de Tóquio, ele terminou em quarto lugar, repetindo o resultado do Mundial de Doha em 2019. Com a ausência de Darlan, a delegação brasileira de atletismo ficará com 42 atletas em Paris, sendo 19 mulheres e 22 homens.
De acordo com a CBAt, 18 convocados irão embarcar para Portugal para uma aclimatação no Complexo Esportivo de Desmor, na cidade de Santarém, antes de entrar na Vila Olímpica em Paris. As provas de atletismo estão programadas para ocorrer de 1º a 11 de agosto, e a equipe brasileira busca obter bons resultados mesmo sem a presença de Darlan Romani, um dos grandes nomes do esporte no país.