Hoje (23), o Ministério do Trabalho aplicou uma multa no valor de R$ 120 mil à fazenda, porém, esse valor poderá ser aumentado após uma nova visita ao local, que será realizada nos próximos dias pelas polícias Civil e Federal, assim como por representantes do Ministério do Trabalho e Ministério Público.
Os adolescentes resgatados eram submetidos a uma jornada de trabalho exaustiva, que ia desde as primeiras horas da manhã até o fim do dia, realizando a colheita de batatas sem acesso a banheiros, alimentação adequada ou equipamentos de proteção. Segundo informações do MPT, as luvas necessárias para o trabalho deveriam ser adquiridas diretamente do arrendatário da área. Como resultado da operação, três pessoas foram detidas.
O MPT alertou que somente no ano passado foram registrados 2.176 casos de crianças em situação de trabalho infantil no estado de São Paulo, com 99 crianças resgatadas na cidade de Sorocaba, próxima a Cerquilho. A situação evidencia a gravidade do trabalho infantil na região e a necessidade de fiscalização e combate a essas práticas abusivas.