ALAGOAS – Médico da Sesau orienta sobre prevenção de acidentes de trabalho para evitar impactos na saúde dos trabalhadores alagoanos

Recentemente, o médico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Juraci Roberto de Lima, concedeu uma entrevista sobre os cuidados necessários para evitar acidentes de trabalho. Segundo dados do Ministério da Saúde, de 2020 a 2024, Alagoas registrou um total de 25.319 casos de acidentes laborais.

Juraci enfatizou a importância da utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para prevenir acidentes no ambiente de trabalho. Ele ressaltou que os acidentes de trabalho podem resultar em lesões permanentes ou temporárias, incapacitando os profissionais ou até mesmo levando à morte.

De acordo com o médico, os riscos à saúde dos trabalhadores estão relacionados à exposição a materiais, condições das instalações de trabalho, uso de equipamentos e processos de produção. Ele também destacou a necessidade de medidas preventivas para evitar sinistros durante a execução das atividades laborais, sejam elas em empresas públicas ou privadas.

Juraci abordou a diferenciação entre os acidentes de trabalho típicos, que ocorrem no ambiente ou no trajeto para o trabalho, e os relacionados, mais difíceis de identificar. Ele salientou que a promoção e prevenção da saúde do trabalhador devem começar no ambiente ocupacional, incentivando o uso de EPIs, realização de ações educativas e promoção de práticas saudáveis.

O médico alertou para a subnotificação de acidentes de trabalho, destacando a importância de notificar os casos para garantir o direito do trabalhador à assistência necessária. Ele também mencionou os principais agravos notificados, como acidentes com material biológico, intoxicações, LER DORT, transtornos mentais e disfonia.

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), entre 2020 e 2024 foram registrados em Alagoas 25.319 acidentes de trabalho. Apesar disso, Juraci ressaltou que a subnotificação ainda é um problema recorrente, dificultando a implementação de medidas preventivas eficazes.

Para mais informações sobre acidentes de trabalho, Juraci recomendou entrar em contato com o Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest), que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, por telefone ou presencialmente em Maceió. A prevenção de acidentes de trabalho é fundamental para garantir a segurança e bem-estar dos profissionais.

Botão Voltar ao topo