Mafê Costa, aos 22 anos, foi destaque ao colocar o Brasil de volta em uma final olímpica nos 400m livre após 76 anos. Em uma disputa com 21 nadadoras na fase classificatória, a carioca fez o sétimo melhor tempo, com 4min03s47. A primeira colocada foi a consagrada norte-americana Katle Ledecky, com 4min02s19, que possui 10 medalhas olímpicas em seu currículo.
Por sua vez, Guilherme Costa também impressionou ao obter o segundo melhor tempo entre 16 competidores na classificatória masculina, com 3min44s23, sendo superado apenas pelo alemão Lukas Martens, com 3min44s13. O Cachorrão se mostrou confiante após a prova eliminatória, declarando que sua intenção era chegar na frente e que na final irá nadar ainda mais rápido para garantir um bom resultado.
Mafê Costa ressaltou a dificuldade de nadar pela manhã e destacou que participar de uma final olímpica é um passo importante em sua carreira. Ela competirá com outras sete nadadoras na busca por uma medalha, enfrentando atletas de renome como Katie Ledecky (Estados Unidos) e Ariarne Titmus (Austrália).
Além da dupla de atletas em destaque, o Brasil contou com Gabrielle Roncato na classificatória feminina, que alcançou a 16ª posição geral. A expectativa é de ótimas disputas nas finais dos 400m livre, com os nadadores brasileiros mostrando determinação e competência para alcançarem grandes resultados.