Atualmente, 348,5 mil famílias foram aprovadas para receber o benefício em 135 municípios, totalizando um valor de R$ 1,67 bilhão depositado em contas da Caixa Econômica Federal para 328,2 mil pessoas. No entanto, aproximadamente 17,5 mil responsáveis familiares ainda precisam confirmar seus dados no site do Auxílio Reconstrução.
Para realizar o cadastro, as prefeituras devem incluir os dados das famílias residentes nas áreas efetivamente atingidas pelas enchentes, com base em imagens de satélite que delimitam a mancha de inundação. Após a análise das informações pelo sistema federal, a pessoa indicada como responsável familiar deve confirmar os dados no site, aceitar o termo de veracidade das informações e ter acesso ao portal de serviços digitais do governo federal, Gov.br, para receber o depósito na conta da Caixa Econômica Federal.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional identificou que muitos cadastros apresentam inconsistências, como CPF inválido, CPF com registro de óbito, famílias duplicadas, entre outros critérios. O órgão garante que a situação de todas as famílias cadastradas pelas prefeituras continuará sendo examinada mesmo após o prazo estabelecido.
O Auxílio Reconstrução, criado pela Medida Provisória nº 1.219, é um apoio financeiro do governo federal para ajudar na recuperação dos bens perdidos devido às enchentes, com a estimativa de atender 375 mil famílias gaúchas e destinar R$ 1,9 bilhão em recursos federais para o benefício. O valor pode ser utilizado pelas vítimas da maneira que acharem mais adequada, sendo um importante auxílio para a reconstrução das áreas afetadas pelas chuvas. Um site foi criado para esclarecer dúvidas sobre o Auxílio Reconstrução, garantindo que as famílias recebam o suporte necessário para se recuperarem dos danos causados pelas enchentes.