Durante o Agosto Dourado, serão promovidas diversas ações de conscientização, com o objetivo de fortalecer o aleitamento materno e destacar seus benefícios para mães e bebês. Especialistas recomendam que o aleitamento materno seja exclusivo nos seis primeiros meses de vida do bebê.
No dia 9 de agosto, estão programadas oficinas sobre o Manejo e Aconselhamento do Aleitamento Materno, que ocorrerão no auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), em Maceió. Além disso, no dia 30 de agosto, está prevista a reinauguração do Banco de Leite da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), localizada no bairro do Poço.
A enfermeira Diolyne Barros, coordenadora do Programa Estadual de Saúde da Criança, ressaltou a importância das ações desenvolvidas pela Sesau para conscientizar a população e apoiar as atividades realizadas pelos municípios. Durante o mês de agosto, as equipes reforçam os serviços oferecidos durante o ano todo, visando informar sobre a importância do aleitamento materno e a doação de leite.
O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais, com exclusividade nos primeiros seis meses. O Agosto Dourado é uma campanha nacional que destaca a importância nutricional do leite materno, fornecendo todos os nutrientes necessários para o recém-nascido, sem a necessidade de complementações. A cor dourada simboliza a riqueza do leite materno e ressalta a importância da amamentação para a saúde dos bebês.