ALAGOAS – Hospital da Mulher em Maceió promove orientação sobre amamentação exclusiva para gestantes e puérperas.

No dia 01 de agosto de 2024, no horário das 16h54, uma importante orientação foi divulgada pelo Hospital da Mulher, localizado em Maceió, sobre a importância da amamentação exclusiva para gestantes e puérperas. A unidade de saúde reforça a relevância do aleitamento materno nos primeiros meses de vida do bebê, enfatizando que o leite materno é o alimento mais completo e essencial para os recém-nascidos.

De acordo com a equipe multidisciplinar do Hospital da Mulher, a amamentação exclusiva nos seis primeiros meses de vida do bebê é fundamental para protegê-los de infecções e garantir um crescimento saudável. Além disso, o leite materno possui todos os nutrientes e defesas necessários para o desenvolvimento adequado da criança, sem a necessidade de água, chás ou sucos.

A médica obstetra do hospital, Andréia Almeida, destaca que o leite materno previne alergias, fortalece a imunidade, diminui o risco de infecções e contribui para o desenvolvimento da fala, deglutição e dentição dos bebês. Estudos também indicam que crianças amamentadas até os dois anos de idade têm menor risco de desenvolver hipertensão, obesidade e diabetes tipo 2 na vida adulta.

Além disso, o Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais, e a introdução alimentar deve ser iniciada a partir do sexto mês de vida, sob orientação de um pediatra ou nutricionista. O Hospital da Mulher também incentiva o contato pele a pele na primeira hora de vida do bebê e o alojamento conjunto, para facilitar o aleitamento materno e manter a proximidade entre mãe e filho.

A unidade hospitalar dispõe de uma Sala de Apoio à Amamentação, onde mães podem tirar dúvidas e receber suporte para a amamentação. A equipe multiprofissional avalia se o bebê está pegando corretamente o seio e oferece suporte para as gestantes e puérperas, visando esclarecer dúvidas e fortalecer o aleitamento materno.

Botão Voltar ao topo