Para ser um doador voluntário de sangue, é necessário que a pessoa esteja em boas condições de saúde, tenha peso igual ou superior a 50 quilos e tenha idade entre 16 a 69 anos, seguindo os pré-requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal, com os documentos necessários.
É importante ressaltar que os doadores não podem ter consumido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas antes da doação, nem ter ingerido alimentos gordurosos. Além disso, é recomendado ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior. Pessoas que fizeram tatuagens, piercings, maquiagem definitiva ou micropigmentação devem aguardar 12 meses antes de doar sangue.
Os voluntários não podem ter contraído determinadas doenças, como Doença de Chagas, Aids, Sífilis e Hepatite, após os 11 anos. Mulheres devem esperar 90 dias para doar novamente, enquanto os homens devem aguardar 60 dias. É importante ressaltar que pessoas com sintomas de gripe ou resfriado não devem doar sangue.
No caso de ter sido vacinado contra a Covid-19 ou Influenza, é necessário respeitar um intervalo antes de doar sangue. O período de espera varia de acordo com o tipo de vacina recebida. No entanto, a Hemoal incentiva a doação de sangue antes da vacinação, caso contrário, é necessário respeitar os períodos de espera estabelecidos.
Portanto, a ação de coleta externa de sangue em São Luís do Quitunde é uma oportunidade para os moradores locais contribuírem com o estoque de sangue do Hemocentro de Alagoas e ajudarem a salvar vidas. A doação de sangue é um ato de solidariedade e que pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas.