Após ganharem a confiança das vítimas, os golpistas solicitam informações pessoais, como dados bancários, senhas de banco e números de documentos. A Defensoria Pública ressalta que não entra em contato com os assistidos para solicitar esse tipo de informação, nem para pedir pagamentos ou acesso a informações sensíveis. Portanto, é importante que os assistidos estejam sempre atentos e não forneçam informações pessoais através das redes sociais.
Em caso de suspeita ou dúvidas sobre a veracidade dos contatos recebidos, é recomendado que os assistidos procurem a unidade da Defensoria Pública mais próxima para esclarecimentos e orientação jurídica. A Defensoria enfatiza a importância da cautela e da verificação da autenticidade das informações antes de fornecer dados pessoais para terceiros.
Vale ressaltar que este não é a primeira vez que a Defensoria Pública emite um alerta sobre golpes dessa natureza. Em maio deste ano, a Instituição já havia comunicado a população sobre a prática de estelionato envolvendo o nome da DPE/AL. Diante disso, é fundamental que os cidadãos estejam sempre alertas e denunciem qualquer tentativa de golpe envolvendo o nome da Defensoria Pública do Estado de Alagoas.