ALAGOAS – Transplantes de órgãos em Alagoas registram aumento de 50% nos primeiros sete meses de 2024, revela balanço da Sesau

Nos primeiros sete meses de 2024, o estado de Alagoas apresentou um aumento significativo de 50% no número de transplantes de órgãos realizados em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os dados foram divulgados pela Central de Transplantes, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), nesta terça-feira (6).

De acordo com as informações fornecidas pela Central de Transplantes, entre janeiro e julho deste ano, foram realizados 72 transplantes, sendo a maioria de córneas, seguido por rins e fígado. No mesmo período do ano passado, foram efetivados apenas 48 transplantes, sendo a maioria de córneas.

A coordenadora da Central de Transplantes, Daniela Ramos, atribuiu esse aumento ao esforço das equipes de captação de órgãos para conscientizar a população e também às famílias que têm compreendido a importância da doação, mesmo em momentos de dor. Ela ressaltou que apenas os familiares podem autorizar a doação de órgãos de um ente querido que tenha morte encefálica.

Atualmente, em Alagoas, existem 547 pessoas na lista de espera por uma doação de órgãos, sendo a maioria aguardando por córneas. Para o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, a gestão estadual tem se dedicado a ampliar o número de captações de órgãos, com o objetivo de reduzir a fila de espera e salvar vidas.

Por meio de campanhas de conscientização e capacitação de profissionais de saúde, Alagoas tem visto um aumento significativo no número de transplantes realizados, o que reflete no potencial do estado em salvar mais vidas através desse procedimento tão importante e que depende da generosidade e solidariedade da população.

Sair da versão mobile