Pela primeira vez, o Procon comparou presencialmente os preços dos almoços em sistema de rodízio em churrascarias na cidade de São Paulo e constatou variações de até 450%. A coleta de dados foi realizada entre os dias 23 e 30 de julho e dividiu as informações em três categorias: produtos eletrônicos, perfumes masculinos e churrascarias.
No setor de produtos eletrônicos, foram analisados 46 itens como smartphones, notebooks e smartwatches, vendidos por diversas lojas. As diferenças de preços chegaram a 32,58% para smartphones e 41,15% para notebooks. Já no segmento de perfumes, foram pesquisados 23 itens de diferentes marcas, com variações de até 83,41% nos preços.
As churrascarias também entraram na pesquisa, já que muitas famílias costumam escolher esse tipo de estabelecimento para celebrar o Dia dos Pais. Em 50 churrascarias nas cinco regiões da capital paulista, os preços dos rodízios apresentaram uma variação de 450% aos domingos. O Procon destacou que na zona sul foi encontrado o maior preço por pessoa, chegando a R$ 220, enquanto na mesma região havia opções por R$ 40. A menor variação foi na zona leste, com 223,19%.
Diante dessas informações, o Procon faz algumas recomendações aos consumidores, como pesquisar em lojas virtuais, verificar as taxas de juros em caso de parcelamento, exigir nota fiscal, entre outros. A pesquisa completa pode ser consultada no site do Procon de São Paulo.