Os dados mostram que no segmento de veículos leves, o crescimento dos financiamentos foi de 26% em comparação com julho do ano passado e de 11,3% em relação a junho deste ano. Já no caso dos veículos pesados, utilizados no setor logístico do país, os financiamentos tiveram um aumento de 28,1% em relação a julho do ano anterior e de 10,8% em comparação com junho.
O financiamento de motocicletas também registrou um crescimento expressivo de 32% em julho, em relação ao mesmo mês de 2023. No entanto, houve uma queda de 5% nos financiamentos em comparação com junho.
No acumulado do ano, as vendas financiadas de veículos totalizam 4 milhões de unidades, representando um aumento de 24,3% em relação ao mesmo período do ano passado, o que equivale a um acréscimo de 793 mil unidades. Essa marca não era alcançada desde 2011.
O gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3, Gustavo de Oliveira Ferro, destacou o ritmo forte dos resultados de julho e ressaltou o aquecimento do mercado de financiamento de veículos, com ênfase no segmento de automóveis e comerciais leves novos, que registrou um crescimento de quase 20%, com mais de 100 mil veículos financiados.
A B3, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do país que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo território nacional, é responsável pela realização do levantamento que revelou o crescimento das vendas financiadas de veículos no mês de julho.