De acordo com o chefe do Cenipa, brigadeiro do ar Marcelo Moreno, foram encontrados dois gravadores: o Cockpit Voice Recorder, responsável por gravar as vozes dos pilotos e todos os sons da cabine, e o Flight Data Recorder, responsável por registrar informações técnicas como a velocidade da aeronave, inclinação, posição dos flaps e do trem de pouso. Esses dados são essenciais para reconstruir o acidente e entender suas causas.
A análise dos dados será feita com a maior agilidade possível, mas dependerá do estado em que os equipamentos foram encontrados. Em casos mais graves, pode ser necessário enviar os gravadores aos Estados Unidos, país onde foram fabricados. Atualmente, o Cenipa é um dos dois laboratórios no Hemisfério Sul com capacidade para analisar as caixas pretas.
O brigadeiro Marcelo Moreno ressaltou que ainda não é possível determinar as causas do acidente e que todas as informações sobre o voo serão cuidadosamente examinadas para a elaboração do relatório final. A investigação será completa e envolverá todos os aspectos relevantes, desde fatores humanos e operacionais até condições meteorológicas.
A queda da aeronave, um turboélice modelo ATR-72, matrícula PS-VPB, ocorreu durante o voo 2283 de Cascavel (PR) para Guarulhos (SP) e resultou na trágica morte de 61 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes. O Cenipa está empenhado em esclarecer os fatos e garantir a segurança do transporte aéreo para a sociedade.