Durante o seminário, serão apresentadas experiências bem-sucedidas no combate ao fumo, incluindo ações do Programa de Saúde na Escola, que visa prevenir o uso de produtos derivados do tabaco entre crianças e adolescentes. Além disso, serão compartilhadas as experiências dos Núcleos de Controle do Tabagismo do Hospital Universitário (HU), do II Centro de Saúde e do município de Palmeira dos Índios, relacionadas ao tratamento para cessação do uso do tabaco.
A coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, Eunice Canuto, ressaltou a importância de elucidar aos gestores municipais a relevância dos programas antitabaco e a ampliação de sua cobertura. Segundo ela, o tabagismo representa uma séria ameaça à saúde da população, causando anualmente a morte de 8 milhões de pessoas em todo o mundo.
No evento, que será realizado das 8h às 15h, os coordenadores municipais da Atenção Básica e do Programa Saúde na Escola dos 102 municípios de Alagoas serão o público-alvo. A Sesau disponibilizou um link para inscrições no seminário, que promete ser uma oportunidade para compartilhar sucessos e desafios na área, visando a evolução contínua no combate ao tabagismo e a prevenção de doenças graves e mortes no estado.
Para mais detalhes sobre o Seminário Alagoano de Combate ao Fumo, e para se inscrever, basta acessar o link disponibilizado pela Sesau. Este é um evento importante e relevante para a conscientização sobre os malefícios do tabagismo e as estratégias para combatê-lo de forma eficaz.