ALAGOAS – “Sesau alerta municípios alagoanos sobre prazo final para preencher o Censo das Unidades Básicas de Saúde e colaborar com a Política Nacional de Atenção Básica”

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está alertando os municípios alagoanos sobre o prazo que se encerra na próxima sexta-feira (16) para o preenchimento do Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A coleta de dados tem como objetivo aprimorar a Política Nacional de Atenção Básica (Pnab) e fortalecer os programas de investimento da Atenção Primária à Saúde (APS).

A Sesau ressalta a importância dos gestores municipais responderem ao questionário, que inclui informações sobre a composição das equipes de APS, condições de infraestrutura, saúde digital, acesso a métodos diagnósticos e medicamentos, promoção da saúde, assistência em saúde bucal, e atuação dos agentes comunitários de saúde.

Para realizar o Censo Nacional das UBSs, os gestores municipais devem acessar a plataforma e-Gestor com login gov.br, dentro do sistema Gerência APS. Os questionários estarão disponíveis para revisão, modificação e preenchimento das informações até o dia 16. As cidades têm autonomia para responder e podem solicitar ajuda à Sesau, se necessário.

A gerente de Atenção Primária da Sesau, Krisna Rocha, destaca que os dados coletados serão fundamentais para identificar áreas prioritárias para investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). Também irão fornecer um diagnóstico das necessidades das UBSs e dos gestores locais em relação à infraestrutura, insumos, equipamentos e oferta de serviços.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, cerca de 90% dos municípios alagoanos já responderam ao Censo Nacional das UBSs. A Sesau está entrando em contato com as cidades que ainda não completaram o questionário, para orientar e garantir que as informações sejam inseridas dentro do prazo estabelecido.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, enfatiza a importância das informações coletadas, que serão essenciais para embasar a construção de políticas de saúde mais eficientes e focadas na realidade da população. A colaboração dos gestores municipais é fundamental para garantir o sucesso do processo e a melhoria contínua dos serviços de saúde oferecidos à população alagoana.

Sair da versão mobile