O evento é direcionado aos representantes das secretarias municipais de Saúde e contará com painéis sobre o cenário das meningites no estado, com foco na cidade de Maceió devido ao número de casos registrados. A programação terá início às 8h30 do dia 14 com uma reunião com gestores da Sesau, Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas, para discutir a situação da doença meningocócica.
Durante o evento, serão abordados aspectos assistenciais e laboratoriais da doença, além de uma capacitação para vigilância das meningites visando orientar o controle da doença. A secretária executiva de Vigilância em Saúde da Sesau, Thalyne Araújo, ressaltou a importância do evento para a discussão de políticas públicas voltadas ao combate da doença, visando proteger a população alagoana e evitar mortes.
De acordo com o último Boletim Epidemiológico da Doença Meningocócica em Alagoas divulgado pela Sesau, foram notificados 11 casos confirmados, sendo nove do tipo B e dois sem identificação até a semana epidemiológica 31 de 2024. Dos 11 casos confirmados, nove foram diagnosticados em Maceió, um em Jequiá da Praia e um em Flexeiras, com sete óbitos registrados.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, afirmou que o Governo de Alagoas está empenhado em combater a doença meningocócica, realizando ações e campanhas de conscientização. A união do Estado, municípios e Ministério da Saúde é fundamental para enfrentar essa ameaça e garantir assistência adequada à população.