Em relação ao mesmo período do ano passado, houve um crescimento de 1,3% no setor de serviços. Além disso, os acumulados do ano de 2024 (1,6%) e do período de 12 meses (1%) também registraram aumentos. As cinco atividades de serviços analisadas pelo IBGE apresentaram crescimento de maio para junho, com destaque para os setores de transportes (1,8%), informação e comunicação (2%), profissionais, administrativos e complementares (1,3%), outros serviços (1,6%) e serviços prestados às famílias (0,3%).
No que diz respeito à receita nominal, os dados apontam um aumento de 2,7% em comparação com maio deste ano, 6,3% em relação a junho de 2023, 5,8% no acumulado do ano e 4,9% no acumulado de 12 meses. Esses números refletem uma recuperação significativa no setor de serviços, que tem demonstrado resiliência e crescimento em meio ao cenário econômico desafiador causado pela pandemia de covid-19.
Os resultados positivos observados no setor de serviços reforçam a tendência de recuperação da economia brasileira, indicando um cenário de retomada gradual e sustentável. Com a melhora dos indicadores, há expectativa de que o setor continue apresentando crescimento nos próximos meses, contribuindo para a dinamização da atividade econômica e a geração de empregos.