Os novos membros do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas de Alagoas (Coned) assumiram seus mandatos para o triênio 2024-2027 em uma solenidade realizada no Palácio República dos Palmares. O órgão deliberativo, cuja finalidade é estabelecer as diretrizes da Política Estadual Sobre Drogas nas áreas de prevenção, tratamento, reinserção social, fiscalização e redução da oferta de substâncias ilícitas, dá início a uma nova etapa para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao combate ao uso de drogas no estado.
O presidente eleito do Conselho, Diego Barros, gerente de Reinserção Social e Produtiva da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), destacou a importância da atuação do órgão na gestão das políticas de combate às drogas. Barros ressaltou a necessidade de ampliar o diálogo com outras entidades, discutir e fomentar medidas públicas que colaborem efetivamente com a implementação da Política Estadual Sobre Drogas.
Durante a solenidade de posse, também foi eleito o vice-presidente do Conselho, Waldier José da Paixão Sousa, representante da Rede Cristã de Acolhimento e Recuperação do Dependente Químico do Estado de Alagoas. A secretária de Estado de Prevenção à Violência, Paloma Tojal, reforçou a importância da colaboração intersetorial e da inclusão social para a construção de políticas públicas efetivas, destacando a união de forças para garantir que mais políticas sejam levadas à sociedade.
O evento contou com a presença do titular da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), Maurício Fiore, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que ressaltou o papel estratégico do Conselho na formulação e execução de políticas públicas de prevenção, tratamento e combate ao uso de drogas. A posse dos novos membros representa um passo importante para o fortalecimento das ações de combate às drogas em Alagoas.