Durante o evento, foram compartilhados dados epidemiológicos e informações sobre a região de saúde, além de discutidas as normas do programa e a cobertura da Atenção Primária nos municípios beneficiados. Essa ação representou a segunda etapa formativa do Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAV) do PMMB, visando integrar os médicos de forma acolhedora com as gestões municipais.
A superintendente de Atenção Primária e Ações Estratégicas da Sesau, Karine Omena, destacou a importância desse momento para os novos profissionais. Segundo ela, a integração entre os médicos e as gestões municipais, aliada à formação pedagógica do programa, foi fundamental para o sucesso do evento.
Os médicos intercambistas que participam do PMMB são profissionais com registro no exterior, independentemente de sua nacionalidade. Para atuar no programa, devem seguir regras e procedimentos específicos relacionados à sua condição no país. O MAAV, etapa obrigatória para todos os médicos com registro no exterior, tem duração de três dias, sendo um dia presencial e os demais de forma virtual, totalizando 20 horas de carga horária para os participantes.
Além da presença da Sesau, o evento em Arapiraca contou com a participação de representantes das gestões municipais, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), da Coordenação Estadual do Programa Mais Médicos, dos Ministérios da Saúde e da Educação, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).
Essa iniciativa da Sesau representa um passo importante para a integração e acolhimento dos médicos intercambistas do Programa Mais Médicos, visando melhorar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde nas comunidades atendidas.