Durante o processo de inscrição, o participante precisa indicar o país e o posto de aplicação das provas desejado, além de informar o número do passaporte ou de um documento de identificação válido no país de inscrição e a data de nascimento. Também são solicitados um endereço de e-mail e um número de telefone válidos.
O Inep destaca que o Celpe-Bras é o único certificado reconhecido pelo governo brasileiro como comprovação de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros. Este certificado é aceito por instituições de ensino superior para ingresso em cursos de graduação e programas de pós-graduação, além de validar diplomas de profissionais estrangeiros que desejam trabalhar no Brasil.
O exame é dividido em duas etapas: uma prova escrita, com duração de até 3 horas, que abrange quatro tarefas de produção textual; e uma prova oral, que consiste em uma interação presencial de aproximadamente 20 minutos entre o participante, um avaliador-interlocutor e um avaliador-observador.
O Inep garante atendimento especializado para participantes com diferentes tipos de deficiências, como baixa visão, deficiência auditiva, deficiência física, entre outras. Solicitações para atendimento especializado ou tratamento pelo nome social devem ser feitas no momento da inscrição, com o envio da documentação necessária para comprovação. Os resultados das solicitações serão divulgados no dia 22 de agosto.
O cronograma do exame inclui datas para inscrição, pagamento da taxa, homologação do posto aplicador, atendimento especializado, aplicação das provas e divulgação dos resultados. A avaliação das provas ocorrerá entre os dias 22 e 25 de outubro, com os resultados sendo divulgados em 16 de dezembro.