Ao todo, foram recebidos 455 mil pedidos de candidaturas pela plataforma DivulgaCand, que reúne os registros de todo o país. Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) contabilizaram 15.434 registros para prefeito, 15.531 para vice-prefeito e 424.750 para o cargo de vereador. Vale ressaltar que esses números ainda podem sofrer alterações.
Em relação ao perfil dos candidatos, mais da metade (52%) se declarou negro, sendo compostos por pardos (41%) e pretos (11%). Já os brancos representam 45% das candidaturas. Além disso, os homens predominam, com 66% do total de candidatos, enquanto as mulheres correspondem a 34%.
No que diz respeito às profissões, os empresários lideram com 7,6% das candidaturas, seguidos por servidores públicos (6,9%) e agricultores (6,7%). Quanto ao grau de instrução, a maioria possui ensino médio completo (38%), seguido por candidatos com ensino superior completo (28%).
A análise das candidaturas está sob responsabilidade dos juízes das zonas eleitorais das cidades em que os candidatos pretendem concorrer. Entre as causas de inelegibilidade, está o julgamento de contas irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Durante a análise, as candidaturas podem ser contestadas por adversários, partidos políticos e pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).
Com o primeiro turno marcado para o dia 6 de outubro, o segundo turno poderá acontecer no dia 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, onde nenhum dos candidatos à prefeitura tenha atingido mais da metade dos votos válidos no primeiro turno. Portanto, o cenário eleitoral para as eleições municipais deste ano apresenta uma redução no número de candidaturas e desafios a serem enfrentados durante o processo eleitoral.