BRASIL – “Cidades se preparam para provas do Concurso Público Nacional Unificado, com esquemas especiais de trânsito e transporte público”

Neste domingo (18), diversas cidades em todo o Brasil se preparam para receber o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que contará com a participação de mais de 2,1 milhões de inscritos em 228 municípios. Com a realização das provas em dois turnos, as cidades estão organizando esquemas especiais de trânsito e transporte público para garantir a logística dos candidatos.

Em Brasília, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) determinou um reforço no transporte público coletivo para atender aos mais de 195,7 mil inscritos na capital federal. As empresas de ônibus operarão as linhas com programação de viagens de dias úteis, ajustadas aos horários do concurso. Além disso, haverá o remanejamento de ônibus das linhas menos utilizadas para atender às demandas pontuais dos serviços com maior procura.

Já em São Paulo, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) suspendeu a Ciclofaixa de Lazer neste domingo para facilitar o deslocamento dos candidatos. A CET irá monitorar os principais corredores da cidade e garantir a segurança dos pedestres, assim como agilizar a remoção de interferências no trânsito. A capital paulista conta com 86,9 mil inscritos no concurso.

No Rio de Janeiro, 125,5 mil pessoas devem participar das provas, e a Fundação Cesgranrio organizou um esquema especial de trânsito nos principais pontos de concentração de candidatos. Interdições em algumas vias da zona sul e do centro estão previstas devido à realização da Meia Maratona Internacional do Rio. O transporte coletivo terá reforço, com o MetrôRio antecipando a abertura das estações e a SuperVia seguindo a grade horária de sábado.

Em Porto Alegre, a EPTC recomenda que os 37,5 mil inscritos antecipem seus deslocamentos e reforçou algumas linhas de ônibus que atendem os locais de prova, como PUC-RS, Fapa e Uniritter. Em Salvador, a Semob disponibilizará 34 veículos de frota reguladora para atender à demanda dos 67,1 mil inscritos. Em Natal, 27,6 mil candidatos contarão com reforço em 34 linhas de ônibus e ações de fiscalização nas vias da cidade.

Com todas essas medidas, as cidades estão preparadas para receber os candidatos do Concurso Público Nacional Unificado e garantir a realização das provas de forma tranquila e organizada.

Sair da versão mobile