As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas online, através do site do concurso, até o dia 20 de setembro. As fotografias enviadas devem ser inéditas e capturadas entre julho de 2023 e julho de 2024. O objetivo do concurso é retratar a capacidade do meio ambiente em lidar com distúrbios ecológicos, destacando a importância da resiliência climática.
Os prêmios serão distribuídos da seguinte forma: na Categoria Geral, serão concedidos três prêmios no valor de R$ 3.000 cada, e na categoria Mulher na Fotografia, haverá um prêmio no mesmo valor. Além disso, neste ano haverá uma menção honrosa, onde quatro fotos de técnicos do IMA serão escolhidas para integrar o catálogo do concurso.
A Resiliência Climática é um conjunto de ações para ajudar a natureza e as estruturas feitas por humanos a se adaptarem às mudanças ambientais causadas pelas alterações climáticas. O tema do concurso foi escolhido para destacar a importância da adaptação dos sistemas naturais e humanos aos desafios das mudanças climáticas.
O cronograma do concurso prevê a validação das inscrições até 30 de outubro, a análise das fotos entre 08 e 21 de outubro, a confecção dos materiais para premiação até 28 de outubro, e a divulgação dos resultados e premiação no dia 04 de novembro. A iniciativa visa não apenas registrar os eventos climáticos que causam mudanças, mas também mostrar como o meio ambiente pode lidar com problemas ecológicos.