BRASIL – Alerta de risco de incêndios florestais em 16 regiões de SP: umidade do ar crítica e altas temperaturas preocupam autoridades

O Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu um alerta preocupante para a população. O risco de incêndios florestais atinge 16 regiões paulistas, incluindo a capital, Região Metropolitana de SP, Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Itapeva, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba.

A umidade relativa do ar nos próximos dias nessas áreas pode atingir níveis críticos, com previsão de índices abaixo de 20%. A exceção é o Litoral Paulista, que deve apresentar condições menos severas. A capital paulista pode enfrentar temperaturas de até 32°C, enquanto cidades como Ribeirão Preto e Araçatuba podem registrar máximas de 36°C.

Diante desse cenário preocupante, a Defesa Civil recomenda que a população adote medidas preventivas para evitar queimadas e incêndios florestais. Entre as orientações estão a proibição de soltar balões, não acender fogueiras próximas a matas e florestas, e evitar o uso do fogo para limpeza de terrenos ou queima de lixo.

É fundamental seguir as instruções das autoridades e, em propriedades rurais, manter aceiros limpos para evitar a propagação do fogo. Além disso, a Defesa Civil disponibiliza informes sobre a situação através do cadastro do número de celular, enviando um SMS com o CEP para o número 40199.

A qualidade do ar também é uma preocupação. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) alerta para a presença de uma massa de ar seco e estável no estado, o que ocasiona pouca nebulosidade e ventos variáveis. A previsão é de inversão térmica em baixos níveis da atmosfera durante a noite e madrugada, o que pode resultar em qualidade do ar moderada a ruim em diferentes regiões do estado.

Atualmente, das mais de 40 áreas monitoradas pela Cetesb em São Paulo, apenas Santos apresenta boa qualidade do ar. Vinte e uma regiões estão com qualidade moderada, 20 com qualidade ruim e quatro com qualidade muito ruim, incluindo Cidade Universitária-Universidade de São Paulo, Cubatão-Centro, Cubatão-Vila Parisi e Piracicaba.

Diante desse panorama, é importante que a população esteja atenta e siga as recomendações das autoridades para minimizar os riscos e garantir a segurança de todos.

Sair da versão mobile