ALAGOAS – PM-AL inicia 7ª edição do Curso Policial de Capacitação Aquática com 38 PMs e dois agentes da Seprev matriculados

A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) iniciou mais uma etapa de desafios e aprendizado, desta vez com uma ênfase aquática. Na última terça-feira, dia 20 de agosto de 2024, foi realizada a aula inaugural da sétima edição do Curso Policial de Capacitação Aquática (CPCA), que conta com a participação de 38 policiais militares e dois agentes da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).

A solenidade de abertura aconteceu no auditório da Casa da Indústria Napoleão Barbosa, em Maceió, e foi presidida pelo comandante-geral da PM-AL, coronel Paulo Amorim. O comandante parabenizou os alunos matriculados e deu as boas-vindas aos integrantes da Seprev, ressaltando a importância do curso e a dedicação necessária para enfrentar os desafios que virão pela frente.

A palestra inaugural foi conduzida pelo diretor de Ensino e Pesquisa da Corporação, coronel Marcos Sampaio, que também integrou a mesa de honra ao lado de autoridades como o secretário de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), Diogo Texeira, e o secretário executivo de Coordenação das Políticas de Prevenção à Violência da Seprev, Fábio Oliveira.

Com duração de 180 horas-aulas, o CPCA tem como objetivo preparar oficiais e praças da PM-AL com aptidão física e conhecimento técnico necessários para atuar profissionalmente em ambientes aquáticos. O curso aborda questões como condicionamento físico, técnicas de salvamento aquático e primeiros socorros, capacitando os participantes a lidar com situações de emergência em meio líquido.

Durante as próximas 15 semanas, os alunos terão a oportunidade de receber instrução intensiva e treinamento especializado, aprendendo a prevenir e lidar com afogamentos, bem como a realizar resgates aquáticos. O currículo do curso inclui ainda técnicas de ensino, judô aquático e fundamentos do salvamento aquático.

O CPCA é reconhecido como um curso de alto nível, que demanda extrema dedicação por parte dos participantes. A expectativa é que, ao final do curso, os policiais e agentes da Seprev estejam plenamente capacitados para atuar de forma eficaz em ambientes aquáticos, contribuindo para a segurança e o bem-estar da população alagoana.

Botão Voltar ao topo