Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de se atualizarem sobre as novas diretrizes e ações para prevenção e controle dos agravos nutricionais, através da suplementação nutricional de ferro e vitaminas na alimentação. Além disso, foram orientados sobre a estratégia NutriSUS, que visa a fortificação da alimentação infantil com micronutrientes em pó nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A assessora técnica de nutrição da Supervisão de Educação e Promoção da Saúde (SUEPS), Gilvânia Noia, destacou a importância do evento para o fortalecimento dos programas em nível estadual. Segundo ela, o objetivo era contribuir para o registro adequado dos programas de suplementação, como de vitamina A, ferro e ácido fólico, que são essenciais para a saúde da população.
Os Programas Nacionais de Suplementação de Micronutrientes foram criados pelo Ministério da Saúde (MS) através da Portaria nº 729, de 13 de maio de 2005. O programa de Vitamina A tem como foco a redução e controle da hipovitaminose A em crianças de 6 a 59 meses de idade, enquanto o programa de Ferro consiste na suplementação preventiva para gestantes, mulheres no pós-parto, pós-aborto e crianças de 6 a 24 meses.
Gilvânia Noia ressaltou a importância desses programas para combater as deficiências de micronutrientes no Brasil, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, onde as taxas de anemia e falta de vitamina A eram altas. Através dessas iniciativas, busca-se garantir a saúde e o bem-estar da população mais vulnerável.