Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.

BRASIL – Governo exclui Ceagesp do Programa de Desestatização em decisão publicada no Diário Oficial da União, junto com retirada da CeasaMinas.

O governo federal surpreendeu nesta terça-feira ao anunciar a exclusão da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) do Programa Nacional de Desestatização (PND). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União e também retirou a companhia do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República.

A Ceagesp, considerada o maior entreposto de alimentos da América do Sul, havia sido inserida no PND e qualificada para o PPI pelo governo federal em 2019, durante a gestão de Jair Bolsonaro. A exclusão da empresa do programa de desestatização representa uma reviravolta nas políticas públicas do governo.

Além da Ceagesp, o governo federal também publicou um decreto retirando as Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S.A (CeasaMinas) do PND e do PPI. A CeasaMinas havia sido incluída no PND em 2000, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.

Essas exclusões vêm em um contexto em que o governo tem revisado sua política de desestatização. No ano passado, a gestão de Lula retirou diversas empresas do PND, incluindo os Correios, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a Dataprev, a Nuclep, o Serpro, a ABGF e o Ceitec. Além disso, foram retiradas do PPI a Conab, a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) e a Telebras.

Essas mudanças indicam uma reavaliação das políticas de privatização do governo federal, que têm sido alvo de críticas e questionamentos por parte de diferentes setores da sociedade. Resta aguardar para ver como essas alterações afetarão o cenário econômico e político do país nos próximos meses.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo