BRASIL – Secretaria de Saúde do RS emite alerta epidemiológico após cinco casos de mpox; nenhuma ligação com nova variante africana.

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul emitiu um alerta epidemiológico após confirmar pelo menos cinco casos de mpox este ano. Embora nenhum dos casos registrados no estado esteja relacionado à nova variante identificada no continente africano, a secretaria ressaltou a importância de notificar imediatamente os casos suspeitos, que devem ser registrados no sistema do Ministério da Saúde em até 24 horas.

A mpox é uma doença de notificação compulsória imediata e o diagnóstico laboratorial deve ser feito por meio da detecção molecular do vírus utilizando a reação em cadeia da polimerase em tempo real (qPCR). A Secretaria de Saúde recomenda a coleta de material vesicular e crostas, ou swabs de orofaringe/nasofaringe e perianal/genital nos casos em que esses materiais não estejam disponíveis.

Além disso, a secretaria orienta que todas as amostras com resultados detectáveis em laboratórios privados sejam encaminhadas para o laboratório central (Lacen-RS) para vigilância genômica. A pasta enfatiza a importância da vigilância epidemiológica local no armazenamento e transporte dessas amostras.

No âmbito nacional, o Ministério da Saúde instalou um Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para coordenar as ações de resposta à mpox no Brasil. Desde a primeira emergência declarada em 2022, a vigilância para mpox tem sido prioridade no país, com monitoramento constante da situação mundial e atualização das recomendações e planos de contingência.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressaltou a importância da vigilância e do monitoramento, destacando que a vacinação é seletiva e focada em públicos-alvo específicos até o momento. O Brasil está no nível 1 da nova emergência global da OMS, com um cenário de normalidade para mpox e sem casos da nova variante. O último óbito pela doença no Brasil foi registrado em abril de 2023.

O nível de alerta para a mpox varia de 1 a 5, sendo o nível 5 uma situação de crise com uma epidemia instalada no país. Até o momento, o Brasil se encontra no nível 1, com a situação controlada e em constante monitoramento pelas autoridades de saúde.

Botão Voltar ao topo