BRASIL – MEC destina R$32 milhões para construção de escolas e formação de professores em território Yanomami Ye’kwana com apoio de universidades federais

O Ministério da Educação (MEC) anunciou recentemente a destinação de R$ 32 milhões para apoio educacional no território etnoeducacional Yanomami Ye’kwana. Essa iniciativa marca o primeiro suporte do MEC, por meio de universidades e institutos federais, para a construção de escolas e formação de professores nesse território de forma emergencial.

A Universidade Federal de Minas Gerais foi designada para executar as obras de construção das escolas, enquanto a formação dos professores ficará a cargo do Instituto Federal de Roraima. Um total de R$ 18 milhões será investido na formação dos docentes que atuarão nesse contexto.

O diálogo com as lideranças indígenas foi fundamental para a definição das ações educacionais para os Yanomami e Ye’kwana. Em um encontro realizado em Brasília, na última terça-feira (21), o ministro da Educação, Camilo Santana, discutiu as medidas necessárias para fortalecer a educação desses povos.

Atualmente, os Yanomami são a etnia brasileira com menos profissionais formados no ensino superior, com menos de 1% deles possuindo essa formação. Portanto, a implementação do Programa Saberes Indígenas no Território se torna crucial para promover a formação continuada e a produção de material didático específico para esse público.

Além do apoio aos Yanomami e Ye’kwana, o MEC também planeja retomar a construção de 74 escolas indígenas em diferentes territórios do país, com investimento de R$ 195 milhões. Adicionalmente, está prevista a criação de 113 novas escolas indígenas através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Como parte do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, na modalidade Equidade, o MEC aprovou a criação de 39 cursos de licenciatura intercultural indígena, totalizando 2.412 vagas disponíveis.

Essas ações reforçam o compromisso do Ministério da Educação em promover a educação indígena e garantir o acesso ao ensino de qualidade para essas comunidades, contribuindo para a valorização e preservação de suas tradições e conhecimentos.

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