O governador Tarcísio de Freitas marcou presença na instalação do posto avançado, localizado na Base de Aviação da Polícia Militar de Ribeirão Preto. Segundo Freitas, a unidade irá funcionar de forma integrada com o gabinete de crise instalado no CGE, focando no monitoramento e controle da situação. Em uma publicação em suas redes sociais, o governador ressaltou a importância da força-tarefa composta por mais de 7 mil profissionais e voluntários, além de recursos como helicópteros, drones e veículos para auxiliar no combate ao fogo e na orientação à população.
Esta ação faz parte da Operação SP Sem Fogo, que está em vigor durante todo o final de semana. O gabinete de crise é composto por técnicos da Defesa Civil do Estado, assim como representantes das secretarias da Segurança Pública, Agricultura e Abastecimento e de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística.
O governo estadual destacou os impactos nocivos dos incêndios florestais, que vão desde a destruição de grandes áreas de vegetação natural até problemas de saúde decorrentes da fumaça tóxica que é emitida. Tragicamente, dois funcionários de uma usina em Urupês perderam suas vidas na tentativa de combater um incêndio na última sexta-feira.
Além disso, foi alertado sobre as interdições nas rodovias concedidas e estaduais, que estão afetando o tráfego nas regiões. A população foi orientada a evitar essas rotas até que a situação seja normalizada, assim como a permanecer atenta às condições de tráfego em tempo real.
A recomendação para os motoristas é redobrar a atenção e buscar rotas alternativas seguras. E para a população em geral, ao avistar um incêndio ou fumaça intensa, a orientação é deixar o local imediatamente, buscar abrigo e informar as autoridades competentes.
A situação demanda atenção e cooperação de todos os cidadãos para fazer frente a essa crise ambiental e de segurança.