Enquanto centenas de pacientes esperam pelo transporte da Prefeitura de Maceió para o tratamento de hemodiálise, uma van para uso exclusivo neste serviço foi flagrada no último sábado (24), transportando crianças até uma partida de futebol no Cepa, em Maceió. Dois dias antes, um paciente de hemodiálise já tinha reclamado durante uma caminhada de Rafael Brito (MDB) que estava prestes a perder o tratamento por falta de um veículo para ir às sessões.
O flagrante demonstra o descaso da atual gestão com a saúde, pois o veículo que deveria ser para “Uso exclusivo em serviço” – conforme plotagem no próprio – estava sendo utilizado para outra finalidade. Enquanto isso, pacientes perdem o tratamento devido à falta de transporte, que é de responsabilidade da Prefeitura de Maceió. O caso será denunciado à Secretaria Municipal de Saúde para apurar o desvio de conduta.
Ao realizar uma visita no Eustáquio Gomes, Rafael e o vereador Fernando Hollanda conversaram com um paciente de hemodiálise que se queixou do carro sempre estar quebrado, prejudicando o tratamento. “A gente já foi na Prefeitura e nada resolveram. Faço 3 dias na semana e quando não tem o transporte a gente não vai. Tem muito paciente que é cadeirante, que depende, mas acaba perdendo e o paciente chega numa fase que ele não tem mais condições de perder um dia de hemodiálise, como eu. Isso acontece direto. Coisa que eu nunca vi”, relatou.
No mesmo dia, eles também flagraram um posto de saúde abandonado há anos. “É inadmissível que um gestor brinque tanto com a saúde como o atual prefeito. Investe milhões em shows, mas não investe na saúde da população. As vidas dessas pessoas estão em risco e o prefeito brinca de Nascar. Lá no Conjunto Santa Maria encontramos um posto de saúde completamente abandonado enquanto a gente foi falando com as pessoas e as pessoas dizendo que precisam sair daqui para o Eustáquio Gomes para arriscar a própria sorte e conseguir uma ficha”, comentou.