Essas prisões acontecem após uma sequência de incêndios que atingiram o estado, queimando cerca de 34 mil hectares de terra. Segundo o Corpo de Bombeiros, os focos de incêndio foram controlados no último domingo, porém a Defesa Civil alerta que ainda há risco eminente de novos incêndios, devido às condições climáticas desfavoráveis.
Com a falta de chuvas e a previsão de aumento da temperatura para os próximos dias, a umidade do ar deve cair para cerca de 20% na quinta-feira, o que aumenta o risco de novos incêndios. A Defesa Civil do estado recomendou que a população mantenha-se alerta e evite práticas que possam contribuir para o surgimento de novos focos de fogo.
Além dos impactos na vegetação e na segurança dos moradores, a onda de incêndios também afeta o fornecimento de água potável em algumas cidades do interior. A Sabesp, responsável pelo abastecimento de água em São Paulo, emitiu um alerta informando que o alto consumo de água para combater os incêndios pode gerar falta de abastecimento em determinadas regiões.
Diante deste cenário, a empresa recomenda que os moradores utilizem água de forma consciente e moderada, visando garantir o fornecimento para todos. A situação segue sendo monitorada de perto pelas autoridades competentes, a fim de minimizar os impactos causados pelos incêndios criminosos no estado de São Paulo.