Para participar, os candidatos precisam acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e realizar a inscrição de forma gratuita no Fies Seleção. Durante o processo, os interessados poderão escolher até três opções de cursos, indicando a ordem de preferência. Em caso do valor do curso ultrapassar o limite permitido pelo programa, o candidato será informado, sendo de sua responsabilidade arcar com a diferença.
Uma novidade desta edição é a reserva de vagas para estudantes autodeclarados negros, indígenas, quilombolas e para pessoas com deficiência. Além disso, o Fies Social destinará metade das vagas para candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Durante o curso, o estudante beneficiado pelo Fies deve pagar mensalmente a coparticipação não financiada ao agente financeiro. Após a conclusão da graduação, o pagamento do saldo devedor será ajustado de acordo com a realidade financeira do estudante. A divulgação do resultado do processo seletivo está prevista para o dia 9 de setembro, com a possibilidade de convocações extras entre 16 de setembro e 29 de outubro.
Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, o MEC disponibiliza uma página no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. As inscrições devem ser realizadas até o prazo estipulado para garantir uma vaga no Fies e ter acesso ao financiamento estudantil.