No dia anterior, terça-feira (27), a capital paulista teve a madrugada mais fria do ano, com as estações meteorológicas automáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura registrando uma média de 4,7°C. Em Parelheiros-Marsilac, os termômetros chegaram a marcar -1,7°C.
De acordo com o CGE, o sol deve predominar durante a tarde, facilitando a elevação das temperaturas. No entanto, no fim da tarde e noite, a entrada da brisa marítima pode diminuir a temperatura e aumentar a nebulosidade, sem previsão de chuva. A Defesa Civil Municipal mantém o estado de alerta para baixas temperaturas desde a última sexta-feira (23).
Para os próximos dias, a tendência é que o ar frio de origem polar perca sua intensidade aos poucos, possibilitando um aumento gradual das temperaturas, especialmente durante as tardes. Na próxima quinta-feira (29), a temperatura deve começar a subir, com a madrugada prevista em 12°C e a máxima atingindo 25°C, sem previsão de chuvas.
Na sexta-feira (30), é esperada a formação de nevoeiro ou névoa úmida pela manhã, com o sol predominando durante o dia e a temperatura elevando rapidamente. Os termômetros devem oscilar entre 13°C ao amanhecer e 28°C no meio da tarde, com a umidade chegando a 30%.
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) divulgou que a Operação Baixas Temperaturas acolheu 1.285 pessoas em serviços da rede socioassistencial, distribuindo alimentos, água, cobertores e atendendo também aos animais de estimação. Já a Defesa Civil do estado de São Paulo informou que o Abrigo Solidário na Estação Pedro II do Metrô atendeu 149 pessoas nos últimos dois dias, fornecendo abrigo, alimentação e assistência também para os pets dos abrigados.
Com a previsão de aumento gradual das temperaturas nos próximos dias, é importante que a população esteja atenta e se previna contra as oscilações climáticas, especialmente em um período de baixas temperaturas.